10 boas razões para incentivarmos as nossas crianças a brincar
Entre a Escola, os trabalhos de casa, as aulas de música, de natação e todas as outras atividades extracurriculares que preenchem os horários das crianças, resta muito pouco tempo para brincar de forma livre e espontânea. Os pais estão preocupados em potenciar o desenvolvimento dos seus filhos, desejam que aprendam e que tenham bons resultados académicos e brincar tem sido relegado para segundo plano, parecendo não ter grande importância nas vidas das nossas crianças. Mas brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social de qualquer criança. Apresentamos 10 razões que o justificam:
1 – Brincar é a melhor forma de aprender
É através do brincar que a criança compreende e integra o mundo que a rodeia, aprende a pensar e constrói a sua personalidade. É a melhor forma de aprender e a que é mais natural para a criança.
2 – Brincar desenvolve a a criatividade e a imaginação
Nas brincadeiras tudo é possível: uma caixa pode ser uma casinha, um pau pode ser um cavalo e a terra pode ser um ingrediente para um bolo; a criança pode ser uma princesa, um super-herói ou até um animal. E esta criatividade é fundamental para que, mais tarde, a criança adquira conceitos abstratos e tenha capacidade de resolução de problemas.
3 – Brincar estimula o autoconhecimento
Enquanto brinca, a criança corre, salta, roda, rabisca, monta uma torre de legos e ao fazê-lo está a testar os seus limites corporais, a confirmar capacidades e a conhecer o seu próprio corpo.
4 – Brincar promove a socialização
As crianças brincam frequentemente umas com as outras e nessas brincadeiras experimentam várias regras sociais, desempenham vários papeis (mãe, o filho, a professora, o polícia, o médico), aprendem a partilhar, a respeitar-se a si e ao outro, tornando-se numa espécie de treino que as prepara para o mundo dos adultos.
5 – Brincar desenvolve a capacidade de resolver problemas
A criança depara-se com determinadas situações problemáticas nas suas brincadeiras, procurando encontrar soluções para as mesmas, utilizando a criatividade e imaginação.
6 – Brincar melhora a autoconfiança e a autoestima
Enquanto brinca a criança está num situação prazerosa e divertida, onde é capaz de desempenhar vários papéis e onde é valorizada, o que contribuir para a sua confiança e autoestima.
7 – Brincar potencia a atenção e o autocontrole
Nas suas brincadeiras, onde estão emocionalmente envolvidas, as crianças tendem a abstrair-se de tudo o resto e focam a sua atenção no que estão a fazer, o que permite desenvolver a atenção e a concentração.
8 – Brincar ajuda a lidar com a frustração
Quando a criança brinca é frequentemente controntada com o insucesso de determinada ação, com o perder ou ganhar determinado jogo, com a partilha dos brinquedos, com a negociação e a liderança e vai aprendendo a lidar com estas situações, o que é essencial para o desenvolvimento da sua personalidade e para o seu equilíbrio emocional.
9 – Brincar é uma forma de expressão
Quando brinca, a criança frequentemente expressa os seus sentimentos e emoções e, muitas vezes, é através da brincadeira que lida e supera os seus medos e inseguranças.
10 – Brincar contribui para um maior sucesso académico
Vários estudos apontam para o facto de que as crianças que mais brincam livremente terem melhores desempenhos nas aprendizagens académicas.